terça-feira, 18 de outubro de 2011

HOLANDESES NO NORDESTE (1630-1654)

HOLANDESES NO NORDESTE DO BRASIL ( 1630 – 1654 )



1630 – Uma  força de assalto patrocinada  pela   Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (WIC) , transportada por 56  navios,  comandada  por  Diederik van Waerdenburgh e Hendrick Lonck, conquista Olinda e Recife, na Capitania de Pernambuco.

Sem possibilidades de  resistência, Matias de Albuquerque evacua a população , e incendeia os armazéns do porto de Recife, evitando que o açúcar  caísse em mãos do invasor. Imediatamente organiza a resistência, a partir do Arraial Velho do Bom Jesus.

1632 - Domingos Fernandes Calabar, conhecedor das estratégias e recursos portugueses, se passa para o  invasor, a quem informa os pontos débeis  da defesa na região nordeste do Brasil. Atribui-se a essa deserção a queda do Arraial (velho) do Bom Jesus (1635), permitindo às forças neerlandesas estenderem o seu domínio desde a Capitania do Rio Grande (do Norte) até à da Paraíba (1634).

1634 - Em retirada para a Capitania da Bahia, Matias de Albuquerque derrota os batavos  em Porto Calvo e, capturando Calabar, julga-o sumariamente por traição e executa-o.

1635 - Forças batavas , comandadas pelo coronel polonês Crestofle d'Artischau Arciszewski, capturam o Arraial do Bom Jesus, após um longo assédio.

Quase ao mesmo tempo , outra força , comandada pelo cel. Sigismundo von Schkoppe, cerca e captura o Forte de Nazaré , no Cabo de Sto.Augustinho .


1637 - A administração  da WIC no nordeste do Brasil é confiada ao Conde João Maurício de Nassau Siegen, que expande a conquista holandesa até Sergipe

1638 - Maurício de Nassau tenta ,  mas não consegue capturar Salvador , na Bahia .

1640 - Um forte armada luso-espanhola, comandada pelo Conde da Torre, fracassa ao tentar  desembarcar em Pernambuco e sofre uma derrota  ante a armada holandesa.

        Com a Restauração Portuguesa, Portugal assinou uma trégua de 10  anos com os Países Baixos . Nassau conquista os centros fornecedores de escravos africanos de São Tomé e Príncipe e de Angola.

1641 - Firmado um Tratado de Aliança Defensiva e Ofensiva entre Portugal e a República Holandesa , porém o tratado não é cumprido por ambas as partes .

1644 - Suspeito de improbidade administrativa, Nassau é chamado de volta aos Países Baixos , pela WIC.

1645 - Descontente com a nova administração enviada pela WIC, eclode a chamada Insurreição Pernambucana ou Guerra da Luz Divina . Em 3 de agosto fere-se a Batalha do Monte das Tabocas ( atual Vitória de Santo Antão ) .

1648-1649 - Batalhas dos Guararapes, vencidas ambas pelos luso-brasileiros .

1654 - Assinatura da Capitulação do Campo do Taborda , em frente ao Forte das Cinco Pontas, no Recife . Os holandeses , derrotados , abandonam  o Nordeste do Brasil .

1661 - Firmado o Tratado de Haia , pelo qual a República Holandesa reconhece a soberania de Portugal  sobre o Nordeste do Brasil .




Nenhum comentário:

Postar um comentário