- 18 de janeiro: O mercante francês Mendoza é capturado no litoral brasileiro , por um cruzador auxiliar britânico.
- 20 de janeiro: As aviações da Marinha e do Exército são reunidas na Força Aérea Brasileira (FAB), sob a égide do recém-criado Ministério da Aeronáutica.
- 22 de janeiro: Protesto do Governo brasileiro contra a apreensão do Mendoza.
- 11 de março: O Presidente Roosevelt , aprova o Lend-Lease Act ( Lei de Empréstimos e Arrendamento ), instrumento pelo qual os EUA fornecerão ajuda econômica e material aos países em guerra contra a Alemanha .
- 22 de março: O mercante Taubaté é atacado por um avião da Luftwaffe no Mediterrâneo.[1] O Brasil tem seu primeiro morto na guerra, o conferente do navio José Francisco Fraga.
- 13 de junho: Um submarino alemão imobiliza o mercante brasileiro Siqueira Campos, e só o libera após vistoriá-lo .
- 15 de junho: A Força Tarefa 3 ( Task Force 3 ) dos EUA , começa a patrulhar as operações dos portos de Recife e Salvador , com 4 cruzadores leves classe Omaha e 54 destróieres.
- 18 de agosto: O Presidente Roosevelt anuncia que os EUA estão transportando aviões de combate para o norte da África via Nordeste do Brasil.
- 24 de novembro: O Governo dos EUA anuncia a ocupação da Guiana Holandesa, através de um acordo com a Holanda e com o Brasil.
- 7 de dezembro : O Japão ataca Pearl Habor , ilha de Oahu ( Havaí ) dos EUA , marcando a entrada dos EUA na II Guerra Mundial
- 10 de dezembro: Aviões Catalinas do Esquadrão VP-52 apoiados pelos tênders USS Greene e USS Thrush dos EUA , iniciam as patrulhas anti-submarinos no Atlântico Sul , a partir de Natal (RN). .
domingo, 16 de outubro de 2011
1941
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário