1943
O Brasil adere à ONU e à Carta do Atlântico .
- 13 de janeiro : o submarino alemão U-507 ( o “Algoz da Marinha brasileira” ) é afundado a noroeste da Base Aérea de Natal (RGN) , no litoral do Ceará , por um PBY Catalina do Esquadrão VP-83 dos EUA Não houve sobreviventes de sua tripulação de 54 homens , incluido o comandante Harro Schacht .
O U ( Unterseeboot ) - 507 foi um submarino alemão do Tipo IXC , que em apenas 15 meses de operação afundou 20 navios mercantes . Ficou tristemente conhecido no Brasil pelo fato de ter afundado , em agosto de 1942 , em um espaço de apenas 3 dias , 6 embarcações , ocasionando a morte de mais de 600 pessoas , fato que precipitou a entrada do país na Segunda Guerra Mundial .
Em seus 227 dias em que esteve em ação , o U-507 teve apenas um único comandante : o Capitão-de-Corveta Harro Schacht ( 1907-1943 ) , condecorado com a Cruz de Ferro de 1ª classe ( 1942) e com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro , ( 9 de janeiro de 1943 ) , 4 dias antes de sua morte aos 36 anos . Postumamente, foi promovido a Capitão-de-Fragata (1944).
- 16 de janeiro: A Ala Aérea 16 dos EUA é designada para operar a partir de bases aéreas brasileiras.
- 29 de janeiro: Encontro dos presidentes Getúlio Vargas e Franklin D. Roosevelt dos EUA em Natal, (RGN) , para efetivarem a participação do Brasil na guerra através de uma Força Expedicionária.
- 9 de fevereiro: Preso na cidade do Rio de Janeiro, um dos chefes da espionagem nazista no Brasil, Albrecht Gustav Engels.
- 14 de fevereiro: A tripulação de Walter Newmayer de Recife (PE) ataca um U-Boot e provavelmente o danifica .
- 18 de fevereiro: Torpedeado o navio Brasilóide pelo submarino alemão U-518 , próximo ao farol de Garcia d'Avila, na costa da Bahia.
- 19 de fevereiro: A tripulação de Aquino atacou um submarino mas não houve registro de danos.
- 2 de março: Torpedeado o navio de passageiros Affonso Pena pelo submarino italiano Barbarigo , no litoral da Bahia, na região dos Abrolhos.
- 11 de março: O Chefe da Missão Naval Americana, Contra-Almirante Beauregard, envia ao Ministro da Aeronáutica, Salgado Filho, memorando sobre a participação da FAB na guerra.
- 15 de março: O presidente Getúlio Vargas, aprova o envio de tropas brasileiras para combater na Europa. É criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB)
- 17 de março: O navio caça-submarino Jaguaribe, ataca e afunda um submarino alemão.
- 26 de março: É estabelecida a Base de Operação Naval em Belém (PA).
- 27 de março: São estabelecidas a Base Aérea Naval de Natal (RN) e as Bases de Operação Naval de Vitória (ES), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Rio Grande (RS), Santos (SP) e São Luís(MA).
- 31 de março: Manchete do jornal The New York Times informa decisão do Brasil de enviar tropas para a Europa.
- 29 de junho: O ex-embaixador alemão no Brasil, Kurt Preuffer, e outros alemães são sentenciados à prisão por espionagem nazista no Rio de Janeiro.[5]
- 1 de julho: Torpedeado o navio brasileiro Tutóia pelo submarino alemão U-513 ao largo de Iguape, no litoral sul do estado de São Paulo .
- 4 de julho: Torpedeado o navio brasileiro Pelotaslóide pelo submarino alemão U-590 na costa norte da Bahia.
- 22 de julho: Afundado a tiros de canhão, ao largo de Cabo Frio, o barco pesqueiro brasileiro Shangri-lá pelo submarino alemão U-199, causando a morte de seus 10 tripulantes.[4]
- 31 de julho: O submarino alemão U-199 é afundado por um hidroavião PBY Catalina, pilotado por Alberto Martins Torres.[6][7]
- 1 de agosto: Torpedeado o navio Bagé pelo submarino alemão U-185 ao largo da costa de Sergipe.
- 26 de setembro: Torpedeado o navio Itapagé, pelo submarino alemão U-161 próximo à costa de Alagoas, em pleno dia. [1][3][4]
- 28 de setembro: Torpedeado o barco Cisne Branco por um submarino não identificado na costa do Ceará.
- 23 de outubro: Torpedeado o navio Campos pelo submarino alemão U-170 ao sul do arquipélago de Alcatrazes, próximo à cidade de Santos, no estado de São Paulo.[1][3][4]
- 19 de dezembro: A missão de vanguarda da FEB chega a Nápoles, na Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário