segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CUNHAÚ , A CHACINA DE 1645 - POST 13

CUNHAÚ , A CHACINA DE 1645





Os holandeses chegaram à Capitania do Rio Grande ( hoje Estado do Rio Grande do Norte ) dia 8 de dezembro de 1633 , após  a  rendição  da Fortaleza dos Reis Magos , que defendia a entrada marítima da cidade de Natal .

Os holandeses trocaram o nome de Fortaleza dos Reis Magos por Castelo de Keulen, e a cidade de Natal passou a ser chamada de Nova Amsterdã.

Durante  domínio holandês (1633-1654) do Rio Grande do Norte , aconteceram as chacinas  em Ferreiro Torto, Cunhaú, Uruaçu, Extremoz e Guaraíras,   praticadas pelos índios tapuias e potiguares  aliados aos invasores batavos .

O  alvo inicial dos neerlandeses   foi assumir  os principais pontos estratégicos de geração de renda : o gado e a cana – de – açúcar .


O  Engenho- de – Açucar  Cunhaú  era o mais importante centro da economia da capitania , situado no 
município de Canguaretama , no litoral sul potiguar.

No em  15 de julho de 1645 , num sábado , chegou a Cunhaú , Jacó Rabbi, trazendo consigo, cerca de 500 homens seus comandados  os ferozes tapuias   alguns potiguares e janduís   e soldados  holandeses. Jacó Rabbi  era conhecido por seus saques e
desmandos, feitos com a conivência dos holandeses, deixando  um rastro de destruição e morte  por onde passava.

Rabbi dizendo-se   porta - voz oficial de Paul Linge , do  Supremo Conselho Holandês do Recife,  
convoca a população para ouvir as ordens
do Conselho , após a missa dominical no dia seguinte.
A simples presença dos guerreiros indígenas  causou pânico na população .

Uma chuva torrencial na manhã de domingo, dia 16, alaga  os caminhos e impede que o número de fiéis  a comparecer na missa fosse maior.
Pelo receio de Rabbi, alguns esperaram na casa de engenho.

Os fiéis chegaram, em grupos de famílias, para cumprir o preceito dominical ,e  o Pe. André de Soveral iniciou a Missa.

No momento da Comunhão , a um sinal de Jacob
Rabbi  foram fechadas todas as portas da igreja e se deu início à terrível carnificina praticada pelos flamengos ,tapuias , potiguares .
Jerera  principal dos Potiguares ,  empunhando uma adaga , feriu de morte o Pe. André de Soveral , com 73 anos .

Os que haviam se refugiado na casa do senhor-de- engenho tiveram a mesma sorte. Após a igreja, esta foi invadida. O número de vitimas do massacre  varia conforme os diversos historiadores   entre 35 e 80 .

O pe. André de  Soveral nasceu  em 1572 , em São Vicente (SP) ; como  missionário jesuíta catequizou os indíos nordestinos e foi pároco de Cunhaú .


domingo, 20 de novembro de 2011

JACOB RABBI , ALGOZ ....POST12

JACOB  RABBI , ALGOZ DO NORDESTE   HOLANDÊS 



Jacob Rabbi é sem dúvida a figura mais sinistra , abominável e hedionda do domínio holandês no Nordeste do Brasil . O seu nome está vinculado aos massacres de civis promovidos pelos batavos entre os quais se sobressaem as chacinas de Cunhaú e Uruaçu no Rio Grande do Norte .

Há um consenso entre os historiadores de que Rabbi era violento , astuto, cruel , sem escrúpulo, saqueador e frio  mandante e executor de assassinatos .

Ele , judeu – alemão , natural do condado  de Waldeck, emigrou para a Holanda onde  foi contratado pela Companhia das Índias Ocidentais Holandesas .

Rabbi chegou a Recife  junto com o conde João Maurício de Nassau-Siegen , em 23 de janeiro de 1637,   com a missão  ser  intérprete junto aos índios aliados  dos holandeses  .

Jacob Rabbi permaneceu durante quatro anos vivendo entre aqueles indígenas e assimilou os costumes nativos,  num verdadeiro processo “indianização” .

Rabbi vivia com uma nativa janduí  de nome Domingas, num sítio de sua propriedade, chamado "Ceará".

Paralelamente às más qualidades  , o judeu-alemão possuía certa cultura e era  poliglota ( falava  alemão, holandês, latim , português, tupi e tarairiu ).

De sua autoria  deixou uma importante  relação de viagem contendo preciosas informações sobre a geografia da capitania, bem como sobre a etnografia dos tapuias . ( “De Tapuryarum moribus et consuetubinibus, e Relatione Iacobbi Rabbi, Qui aliquot annos inter illos vixit" ) .

Todos os assaltos, saques e morticínios dos índios janduís rendiam gado, roupa e  jóias ao amigo Rabbi e como resultado, o judeu conseguiu acumular uma pequena fortuna.

No comando das tropas de janduís e potiguares ,  Rabbi foi responsável por vários  saques e chacinas em  engenhos –de – açúcar , entre as capitanias do Rio Grande, Paraíba e Pernambuco.

Na noite de 4 de abril de 1646  Jacob Rabbi foi morto, em Natal, de modo violento a tiros e golpes de espada.

Sua mulher Domingas , foi despojada, totalmente, dos bens de seu companheiro .

A maioria dos historiadores defende que a morte de Jacob Rabbi foi planejada pela Companhia das Índias Ocidentais , com o intuito de dar um basta às atrocidades do alemão . Outros pesquisadores atribuem – na à vingança de  Joris Garstman , comandante holandês e  genro de João Lostão Navarro , morto no massacre de Uruaçu .

.


sábado, 19 de novembro de 2011

TRACUNHAÉM , UMA CHACINA DE 1574 - P 11

TRACUNHAÉM , UMA CHACINA DE 1574







Um aventureiro mameluco ( mestiço de português com índio ) chega à aldeia potiguara do cacique Iniguassu , em Cupaóba ( atual Serra da Raiz )  no Brejo Paraibano , e é    recebido com hospitalidade pelos silvícolas .

Ele se  casa com uma das filhas de Iniguassu , índia de grande beleza,chamada  Iratembé ( Lábios de Mel). O  casamento é consentido ,  desde  que o par  permaneça  na aldeia .

Numa ausência do cacique , o esposo  resolve voltar ao seu lugar de origem  e  leva a índia consigo .

Iniguassu imediatamente  envia dois de seus filhos a Olinda, em Pernambuco, para reclamar justiça. Por acaso  encontraram em visita a Pernambuco, o governador do Brasil, Antônio Salema, que ordena a volta imediata da bela índia à casa do pai.





No retorno à Paraíba , os irmãos  têm  que pernoitar  no Engenho Tracunhaém, próximo a Goiana (PE)  do cristão-novo ( judeu convertido ao cristianismo )  português Diogo Dias ..



.


Quando surge  o dia constata-se  o desaparecimento da índia Iratembé , possivelmente sequestrada  por Diogo Dias . Os seus irmãos reclamam  sua entrega  mas nada conseguem  e retornam à aldeia de Cupaoba ,  sem a irmã .

Iniguassu  ainda apelou para as autoridades , enviando emissários a Pernambuco , mas sem o menor sucesso desta vez .

Insuflados pelos franceses , com os quais mantinham realações cordiais  , os chefes potiguaras se reúnem  para executar  uma  vingança  e mobilizam  2.000   guerreiros da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Os índios cercam  o engenho  e usam de um ardil : apenas poucos  se deixaram notar  para fazer crer que estavam em pequeno número ; quando os defensores do engenho saem para contra-atacar, são  trucidados por uma multidão deles .

Todos os moradores do engenho -  proprietários , colonos e escravos - são assassinados , sobrevivendo da família Dias  , apenas dois que estão  ausentes. Outros engenhos da Capitania de  Itamaracá também são  atacados e incendiados  resultando em 614 mortes no total .

O massacre de Tracunhaém causou fortíssima  comoção junto  aos colonos do Brasil e à Corte do jovem Rei de  Portugal , D.Sebastião .

A Tragédia / Chacina / Massacre  de Tracunhaém , em 1574 precipitou a extinção da Capitania Real de Itamaracá que encontrava –se abandonada por seu donatário , dando  lugar à Capitania Real da Paraíba , a qual só viria a ser instalada em 1585  .






quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PELOURINHO BRASIL COLÔNIA POST 10

PELOURINHO



Que é pelourinho ?

Pelourinho , era  uma coluna de pedra colocada em lugar público ( praça ) de uma povoação ( vila ou cidade )  onde eram punidos e expostos escravos rebeldes e criminosos ,  ao escárnio público . As execuções capitais ( penas de morte ) não eram feitas nos pelourinhos ,  mas nas forcas ,  erguidas em outro lugar .

No Brasil Colônia , o pelourinho , símbolo do Poder do Governo ,    geralmente levantado em frente à Casa da Câmara e da Cadeia ( atual Câmara dos Vereadores ) foi muito usado para castigar os escravos com açoites .

Pelourinho origina –se  do frâncês  pilori”,francização do latim “pilorium”,  derivado de “pila” = pilar ou coluna  + sufixo “orium”.

Do Brasil Colônia  restam apenas os 5 pelourinhos   de Paranaguá (PR) , Alcântara ( MA)  Mariana,(MG) , Óbidos ( PA) e Rio Grande (RS ) .

Dá-se o nome de Pelourinho ao centro histórico da cidade de Salvador (BA) . O pelourinho desta  cidade esteve localizado em vários lugares, até sua remoção definitiva no século  XIX .

[

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

NOVOS BLOGS ! POST 9

NOVOS BLOGS !

BLOGS ANTERIORES A OUTUBRO DE 2011 :



1  História do Brasil :



- < http://datashistoricasbrasileiras.blogspot.com >






2 – sobre uso e etimologia das palavras :






3 – sobre Arqueoastronomia :






NOVOS BLOGS : A PARTIR DE  OUTUBRO DE 2011) :



1 -  História do Brasil :






<http://datasimportantesdobrasil2.blogspot.com>



2 – sobre uso e etimologia das palavras:










 


 


 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CICLO DO PAU - BRASIL , SÉC.XVI - Post 8

CICLO DO PAU – BRASIL , SÉC.XVI





A História Econômica do Brasil é dividida e estudada em vários períodos ou ciclos . Em cada ciclo, um setor foi mais destacado  que  outros , provocando  modificações  sociais, populacionais, políticas e culturais em nosso país .

Ciclo do Pau – Brasil

Ao contrário das enormes  riquezas metálicas ( ouro e prata ) encontradas pelos espanhóis nas terras das Américas recém-descobertas , nada havia de muito valor comercial  na "Terra de Santa Cruz", exceto  uma"madeira de tingir", que já era conhecida no Oriente e que podia alcançar altos preços na Europa .

Ibirapitanga  ( ibira = pau ,+ pitanga = vermelho )   era o nome tupi para o pau – brasil .

Pau-brasil é o nome genérico que se atribui a várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia presentes na região da Mata Atlântica , entre o litoral de Pernambuco e o de São Paulo .

Com a chegada dos portugueses ao Brasil teve início a extração do pau-brasil cuja exportação era destinada à Europa .  A madeira do pau – brasil era transformada em móveis , enquanto o extrato era usado na produção de um corante vermelho que  conferia aos tecidos uma cor de qualidade superior e muito valorizada na indústria têxtil .

 No século XV  , uma árvore asiática semelhante ao nosso pau – brasil , com o mesmo nome Brazil , já era usada na Europa para as mesmas finalidades  , mas  era escassa. Os navegadores portugueses que aqui aportaram imediatamente observaram a fartura de ibirapitanga  ao longo do nossa  litoral .

Em 1503 , uma associação de comerciantes encabeçada por Fernão de Loronha (ou Fernando de Noronha) havia conseguido uma concessão do rei para explorar o comércio de pau-brasil.

Em 1511 , a  nau “Bretoa”, financiada por Loronha  levou para a Europa 150 toneladas de pau-de-tinta, que seriam revendidas por aproximadamente 2.500 ducados , o valor de  70 quilos de ouro .

 No entanto, os portugueses não estavam sozinhos na exploração do pau – brasil pois corsários  ingleses, holandeses e principalmente franceses - também passaram a frequentar a costa brasileira e levá – lo para a Europa .

A extração do pau-brasil era feita com o auxílio da mão-de-obra nativa, na base do escambo em que os europeus forneciam objetos de pouco valor em troca da coleta , armazenamento e embarque das toras de madeira .  Algumas   “feitorias” foram construidas por Portugal  para proteção contra saques por navios inimigos e para armazenar , guardar  e transportar  as toras até  as naus .  

Após quase 3 décadas de  exploração predatória do pau-brasil restou  um  saldo negativo  de grande devastação das matas costeiras e sem nenhum núcleo de povoamento permanente no país .

Em 1534 ,  ante  a ameaça da possível estabelecimentos  de outros europeus  nas terras brasileiras , D . João III  introduziu  o sistema de  governo  das Capitanais Hereditárias para defendê-las por um processo mais eficaz , amplo e seguro  para a ocupação definitiva do território ,  através  do povoamento e colonização.






quinta-feira, 10 de novembro de 2011

HOLANDÊSES,NEERLANDÊSES...POST 7

HOLANDÊSES , NEERLANDÊSES , BATAVOS E FLAMENGOS





Nos textos sobre a invasão holandesa do Brasil ( séc. XVII ) os termos holandêses , neerlandêses , batavos e flamengos são empregados como sinônimos . Isto é correto ?

Literariamente sim  , através da metonímia , mas tecnicamente não , como se depreende pelo exposto em seguida .

Holanda , Países Baixos , Nederland

Os Países Baixos (em neerlandês: Nederland, literalmente "país baixo") são um país da Europa Ocidental que constitui a maior parte do Reino dos Países Baixos

Os Países Baixos são frequentemente chamados de Holanda, o que é tecnicamente impreciso, já que as Holandas do Norte e do Sul são duas de suas doze províncias. O gentílico holandês é o normalmente utilizado para se referir ao povo, à língua e a qualquer coisa que pertença aos Países Baixos .

Holandêses e Neerlandêses

Os neerlandêses formam o grupo étnico predominante nos Países Baixos e são geralmente considerados como um povo germânico . São popularmente, mas incorretamente, chamados "holandeses", configurando-se uma metonímia ( transnominação , uso de um termo por outro , graças à relação de semelhança ou de associação entre ambos ) .

Os holandêses / neerlandêses perfazem 83% da população dos Países Baixos.

Flamengo

Flamengo ( em neerlandês : Vlaming  ) é o termo com que se designa o habitante de Flandres ( a metade setentrional da Bélgica , historicamente parte dos Países Baixos . Atualmente flamengo  passou a designar   todos os falantes do holandês /neerlandês residentes no norte da Bélgica ; os demais belgas falam francês ou alemão .

Batavos

Batavos , do latim  batavi  foi a designação dada durante o Império Romano aos povos germânicos que habitavam a região do delta do rio Reno , a  Batávia , que corresponde aproximadamente o território dos atuais Países Baixos.












sábado, 22 de outubro de 2011

NASSAU COMITIVA ILUSTRES - POST 6

NASSAU E SUA COMITIVA DE ILUSTRES



Maurício de Nassau , erudito e humanista , foi um cultor  apaixonado  das ciências e das  artes. Tão logo nomeado para administrar o Brasil Holandês  (1636) , convidou  um seleto  grupo de cientistas , teólogos , arquitetos, médicos e pintores para que o acompanhassem em comitiva ao Novo Mundo .

Sob seu  mecenato   aqui  trabalharam  :

Guilherme Piso

 Guilherme Piso / Willem Piso / Willem Pies / Guilielmi Pisonis) ( *1611/+1678), foi um naturalista e médico pessoal de Nassau  que  aqui elaborou  um pioneiro  estudo das nossas doenças tropicais , plantas regionais e suas indicações  medicinais.

George Marcgraf

George Marcgraf (* 1610  /+ 1644), foi um matemático  com formação em História Natural, Astronomia e Medicina. Em 1638 veio para o Brasil , onde ficou até 1643.  Trabalhou  no primeiro Observatório Astronômico montado nas Américas e seu nome  está  ligado à  observação do eclipse solar de 1640.

Escreveu  parte da Historia naturalis brasilieae que seria publicada após  sua morte,  em Luanda (1644 ) .

Na década de 1630 Marcgraf e Piso excursionaram  pelo  Nordeste  descreveram e desenharam  centenas de espécies. A Historia naturalis brasiliae, ( 1648 ) ,escrito em latim , é o 1º livro médico que trata do Brasil ,  é o resultado desse extraordinário empreendimento científico que seria empregado por Lineu para conceber seu conceito de 'espécie'.

Albert Eckhout

Albert Eckhout ( * 1610 / + 1666) foi um pintor e botânico holandês  que junto com o também pintor Frans Post   


chegou ao Nordeste do Brasil  ,  onde permaneceu de 1637  a 1644. Com o seu pincel  retratou com excelência  a paisagem brasileira com  seus homens , fauna e flora . As 21  telas de Eckhout estão compostas  por   9 pinturas  etnográficas, onde são retratados os nativos e mestiços do Brasil e 12  naturezas-mortas ( frutas, legumes, e vegetais em geral )  até hoje bem preservadas  . Entre suas obras destacam-se : Dança dos Tapuias , Mameluca , Mulato , Índia Tapuia , Índios e Mulher Africana .

Frans Post

Frans Janszoon Post , (* 1612/+1680 ) , foi um jovem pintor holandês que é tido como o mais relevante artista da comitiva  de Nassau .

Indicado ao Conde por seu irmão, o arquiteto Pieter Post que aqui trabalhava ,  chegou ao Brasil em 1637, com 24 anos de idade, e tomou parte em diversas expedições, com o objetivo de montar uma grande coleção de pinturas  com temas  brasileiros para o seu mecenas.

Durante sua permanência brasileira , Post  acompanhou  Nassau  em suas campanhas e  residiu no Palácio das Torres.

De sua estadia no Brasil só existem 6 telas  pintadas do natural , que  são as vistas de Itamaracá, de Porto Calvo, do Forte dos Reis Magos, do rio São Francisco e da ilha de Antônio Vaz . Um sétimo , seria o  Palácio das Torres. Os demais quadros teriam sido pintados após seu regresso à Holanda, em julho de 1644 e baseados em esboços anteriores d’après nature feitos enquanto estava entre nós  Faleceu na Holanda , vítima de alcoolismo crônico , em 1680 .  






Zacharias Wagener



Zacharias Wagener (* 1614  /+1668) foi um  desenhista e cartógrafo que veio a   Recife ,  como soldado da Companhia das Índias Ocidentais em 1634 , onde permaneceu até 1641 .  Nesse tempo  produziu desenhos aquarelados para o  seu  Thier Buch ( Livro de Animais ) .  Em 1964, uma versão em português foi  lançada sob o título Zoobiblion: Livro de Animais do Brasil.

Philip Vingboons e Cornelis Golijath

 O notável e preciso  trabalho de Cartografia desenvolvido por  Philip Vingboons e Cornelius Golijath consolidou o conhecimento geográfico das costas brasileiras do Nordeste . O Atlas de Johannes Vingboons ( c.1665)  desse excelente cartógrafo, constitui o ápice da cartografia do Brasil holandês .

Gaspar Barleus

Caspar van Baerle ou Gaspar Barleus , (*1584 / + 1648 ), um grande humanista holandês  do Séc.17 , foi doutor em Medicina na França , professor de Filosofia e Retórica e privou da amizade com Grotius , Rembrandt , Spinoza e outras figuras ilustres .

Embora não tenha estado no Brasil , Barleus escreveu em latim , a obra Rerum per octennium in Brasilia (História dos feitos recentemente praticados durante oito anos no Brasil) . O panegírico , referente ao período em que Nassau esteve à frente do governo holandês no Brasil( 1637 – 1644 ) ,  foi prefaciado em 1647 e lançado em Amsterdam , tinha 340 páginas e 56 ilustrações .

Apesar do caráter laudatório a Nassau ( a obra foi encomendada por ele próprio ) ,  é um dos mais importantes documentos da historiografia brasileira .

terça-feira, 18 de outubro de 2011

HOLANDESES NO NORDESTE (1630-1654)

HOLANDESES NO NORDESTE DO BRASIL ( 1630 – 1654 )



1630 – Uma  força de assalto patrocinada  pela   Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (WIC) , transportada por 56  navios,  comandada  por  Diederik van Waerdenburgh e Hendrick Lonck, conquista Olinda e Recife, na Capitania de Pernambuco.

Sem possibilidades de  resistência, Matias de Albuquerque evacua a população , e incendeia os armazéns do porto de Recife, evitando que o açúcar  caísse em mãos do invasor. Imediatamente organiza a resistência, a partir do Arraial Velho do Bom Jesus.

1632 - Domingos Fernandes Calabar, conhecedor das estratégias e recursos portugueses, se passa para o  invasor, a quem informa os pontos débeis  da defesa na região nordeste do Brasil. Atribui-se a essa deserção a queda do Arraial (velho) do Bom Jesus (1635), permitindo às forças neerlandesas estenderem o seu domínio desde a Capitania do Rio Grande (do Norte) até à da Paraíba (1634).

1634 - Em retirada para a Capitania da Bahia, Matias de Albuquerque derrota os batavos  em Porto Calvo e, capturando Calabar, julga-o sumariamente por traição e executa-o.

1635 - Forças batavas , comandadas pelo coronel polonês Crestofle d'Artischau Arciszewski, capturam o Arraial do Bom Jesus, após um longo assédio.

Quase ao mesmo tempo , outra força , comandada pelo cel. Sigismundo von Schkoppe, cerca e captura o Forte de Nazaré , no Cabo de Sto.Augustinho .


1637 - A administração  da WIC no nordeste do Brasil é confiada ao Conde João Maurício de Nassau Siegen, que expande a conquista holandesa até Sergipe

1638 - Maurício de Nassau tenta ,  mas não consegue capturar Salvador , na Bahia .

1640 - Um forte armada luso-espanhola, comandada pelo Conde da Torre, fracassa ao tentar  desembarcar em Pernambuco e sofre uma derrota  ante a armada holandesa.

        Com a Restauração Portuguesa, Portugal assinou uma trégua de 10  anos com os Países Baixos . Nassau conquista os centros fornecedores de escravos africanos de São Tomé e Príncipe e de Angola.

1641 - Firmado um Tratado de Aliança Defensiva e Ofensiva entre Portugal e a República Holandesa , porém o tratado não é cumprido por ambas as partes .

1644 - Suspeito de improbidade administrativa, Nassau é chamado de volta aos Países Baixos , pela WIC.

1645 - Descontente com a nova administração enviada pela WIC, eclode a chamada Insurreição Pernambucana ou Guerra da Luz Divina . Em 3 de agosto fere-se a Batalha do Monte das Tabocas ( atual Vitória de Santo Antão ) .

1648-1649 - Batalhas dos Guararapes, vencidas ambas pelos luso-brasileiros .

1654 - Assinatura da Capitulação do Campo do Taborda , em frente ao Forte das Cinco Pontas, no Recife . Os holandeses , derrotados , abandonam  o Nordeste do Brasil .

1661 - Firmado o Tratado de Haia , pelo qual a República Holandesa reconhece a soberania de Portugal  sobre o Nordeste do Brasil .