segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CUNHAÚ , A CHACINA DE 1645 - POST 13

CUNHAÚ , A CHACINA DE 1645





Os holandeses chegaram à Capitania do Rio Grande ( hoje Estado do Rio Grande do Norte ) dia 8 de dezembro de 1633 , após  a  rendição  da Fortaleza dos Reis Magos , que defendia a entrada marítima da cidade de Natal .

Os holandeses trocaram o nome de Fortaleza dos Reis Magos por Castelo de Keulen, e a cidade de Natal passou a ser chamada de Nova Amsterdã.

Durante  domínio holandês (1633-1654) do Rio Grande do Norte , aconteceram as chacinas  em Ferreiro Torto, Cunhaú, Uruaçu, Extremoz e Guaraíras,   praticadas pelos índios tapuias e potiguares  aliados aos invasores batavos .

O  alvo inicial dos neerlandeses   foi assumir  os principais pontos estratégicos de geração de renda : o gado e a cana – de – açúcar .


O  Engenho- de – Açucar  Cunhaú  era o mais importante centro da economia da capitania , situado no 
município de Canguaretama , no litoral sul potiguar.

No em  15 de julho de 1645 , num sábado , chegou a Cunhaú , Jacó Rabbi, trazendo consigo, cerca de 500 homens seus comandados  os ferozes tapuias   alguns potiguares e janduís   e soldados  holandeses. Jacó Rabbi  era conhecido por seus saques e
desmandos, feitos com a conivência dos holandeses, deixando  um rastro de destruição e morte  por onde passava.

Rabbi dizendo-se   porta - voz oficial de Paul Linge , do  Supremo Conselho Holandês do Recife,  
convoca a população para ouvir as ordens
do Conselho , após a missa dominical no dia seguinte.
A simples presença dos guerreiros indígenas  causou pânico na população .

Uma chuva torrencial na manhã de domingo, dia 16, alaga  os caminhos e impede que o número de fiéis  a comparecer na missa fosse maior.
Pelo receio de Rabbi, alguns esperaram na casa de engenho.

Os fiéis chegaram, em grupos de famílias, para cumprir o preceito dominical ,e  o Pe. André de Soveral iniciou a Missa.

No momento da Comunhão , a um sinal de Jacob
Rabbi  foram fechadas todas as portas da igreja e se deu início à terrível carnificina praticada pelos flamengos ,tapuias , potiguares .
Jerera  principal dos Potiguares ,  empunhando uma adaga , feriu de morte o Pe. André de Soveral , com 73 anos .

Os que haviam se refugiado na casa do senhor-de- engenho tiveram a mesma sorte. Após a igreja, esta foi invadida. O número de vitimas do massacre  varia conforme os diversos historiadores   entre 35 e 80 .

O pe. André de  Soveral nasceu  em 1572 , em São Vicente (SP) ; como  missionário jesuíta catequizou os indíos nordestinos e foi pároco de Cunhaú .


Nenhum comentário:

Postar um comentário